Sobre pincéis

por Naiara

Já que  estou falando do básico, acho que é hora de falar sobre pincéis de maquiagem. Com muita raça dá pra aplicar a maquiagem toda com os dedos, mas chega uma hora que é legal aumentar o nível de dificuldade e o acabamento da make. E para isso, os pincéis fazem toda a diferença! A base pode ficar com um acabamento melhor, o blush fica mais fácil de espalhar e as sombras mais fáceis de esfumar e misturar cores.

Como já comentei, os meus primeiros pincéis foram daqueles kits podres que vendem na loja de 1,99. Só de lembrar me dá 3 tipos de pavor, mas como ignorance is a bliss, pra mim tava bom. Quase nem usava sombra, e quando usava era com aqueles pinceizinhos de esponjinha, que aposto que um montão de gente ainda usa. Esses mesmo que vem junto com as sombras… Mas aí eu acabei adquirindo umas sombras soltas da Contém 1g (uma das primeiras) e me obriguei a investir num pincel decente. Melhor investimento da minha vida:

foto horrível

Esse pincel do Boticário nem existe mais, mas uso até hoje. Ele é super macio e do tamanho perfeito para as minhas pálpebras… atualmente a marca já lançou uma linha de pincéis nova muito bonita por sinal, mas não teve mais igual esse. Da linha nova acabei comprando um que é meio chanfrando, dizem que é pra facilitar na hora de fazer o V da sombra, no canto externo do olho… só que até hoje nunca usei direito ahueeahu.

Certo dia fui pro Paraguai e lá comprei um kit de pincéis decente até, eu só nunca ouvi falar na marca. Tal de Cala. Nunca vi mais gorda. Mas UM dos pincéis do kit hoje é essencial pra mim, que uso pra esfumar bem a sombra no côncavo…

foto horrível 2

É esse primeiro ali. Eles chamam de Dome Brush, ele é arredondado, meique parece uns pincéis de aquarela. Pra fazer a parte olho uso basicamente esses dois pincéis. Só uso mais se for usar duas cores muito diferentes e estiver na pressa, daí não dá tempo de lavar. Como vocês podem ver, eu teria pincéis para pó e blush tranquilamente, mas com essa história de ficar lendo blog de beauté todo dia, veio a vontade de comprar coisa melhor.

Mais ou menos nessa época eu adentrei o mundo das maquiagens minerais (as paradas são todas em pó) aí precisava mesmo de pincéis mais específicos. Bons tempos aquele que a Everyday Minerals entregava para o brasil… Comprei pincel de base e de corretivo. Acabou que depois aprendi que nem precisava daquele pincel de base pra usar base mineral… tinha que usar um tchó chamado Kabuki. Mas o de corretivo uso até hoje, adoro corretivo mineral.

E lá vai a Naiara comprar um Kabuki. Acabei comprando um kit que tava numa promoção especial lá no Coastal Scents (não se assustem porque o site é horrendo mesmo) e vinha kabuki, pincel de blush e de corretivo. Nem preciso dizer que esse de corretivo permanece inútil na minha vida. Mas o de blush usei durante um tempo (os da Cala eram toscos).

não é milkbar mas é macio e fofinho

Este é um kabuki. Não, não é aquele troço que o barbeiro usa pra passar creme de barbear nos caras. Talvez um primo distante. Ele pode funcionar pra várias coisas… espalhar aquele blush que ficou muito Sandy, passar pó pra finalizar a make, ou como era meu objetivo inicial, passar maquiagem mineral. Um dia conto mais sobre isso.

Aí larguei de mão um pouco de maquiagem mineral e ele ficou esquecido, mas em breve meu Studio Fix Powder (a base em pó must-have da MAC) vai chegar e ele será útil novamente.

Junto com esse kit também comprei o tal do Duo fiber também conhecido como Stippling Brush. Famosinho este pincel, todo mundo fala, todo mundo precisa, mas só quem é mais pro e vai usar base líquida. Dizem que é ótimo também pra passar blush, mas nem acho. Uso basicamente pra finalizar a maquiagem com pó ou como uma alternativa ainda melhor ao kabuki na hora de usar base mineral. Ele é muito macio meeesmo. É bem gostosinho de passar no rosto.

Mais macio que Amaciante FOFO

Essa Coastal Scents é uma alternativa mais barata aos pincéis da MAC por exemplo, que custam uma fortuna. Enquanto este duo fiber da coastal custa $7.95 dólares, o da MAC custa R$203,00 (!!!). Rolam boatos que a qualidade é praticamente a mesma. E O Boticário também tem um desse.

Então um belo dia a Avon resolveu lançar pincéis e a blogosfera só falava disso e eu PRECISAVA adquirir. Super valem o preço, que é muito digno pela qualidade dos pincéis. Bom mesmo. Comprei todos.

e além de tudo são boniticos

Uso todo dia, o de pó e de blush. Pra quem tá começando agora e não tem nada eu super recomendo esses três aí, que já dá pra fazer bastante coisa. São pincéis básicos que usa praticamente todo dia e fazem o serviço direito. Esse de sombra super dá pra passar a sombra na pálpebra E esfumar bem, pois é super macio. Com o tempo as suas habilidades e técnicas vão evoluindo e aí você vai sentindo a necessidade de pincéis diferenciados… pincel pra fazer o côncavo, pincel pra passar sombra na pálpebra inferior, pincel de delineador, pincel de batom, pincel chanfrado, pincel pra isso, pincel praquilo. A infinidade hoje é gigantesca, é só dar uma espiada nos diferentes tipos que a MAC possui.

Os outros pincéis que tenho acabaram ficando um pouco de lado, mas vez ou outra sempre utilizo. Por exemplo, o de blush da CS que ficou jogado uso pra passar o iluminador… o de pó da Cala pra usar com bronzer, e assim vai.
A gente sempre acaba usando pra alguma coisa, e se não tiver utilidade, a gente faz gambiarra e arranja.

