Sobre primer

por Naiara

Depois que descobri essa história de primer, nunca mais fiz maquiagem elaborada sem ele. Definitivamente o acabamento fica muito melhor, bem como a duração da make. Mas afinal o que é um primer? Basicamente ele prepara a pele (no caso do primer para o rosto) para receber produtos como base, corretivo, etc. Ele forma uma camada que ameniza as linhas e os poros, quase como se fosse passar massa corrida antes de tudo. Depois de aplicar, é só começar o ritual de maquiagem normalmente e você sente a diferença na hora: só de passar a base a pele já está mais lisinha, o que consequentemente, melhora o resultado final.

A MAC sempre teve um produto chamado Prep+Prime, mas o treco é realmente caro. Na época, quando descobri esse negócio de primers, nem sonhava em ter nada dessa marca então estava fora de cogitação. Aí surgiu no mundo internético de beauté uma alternativa bem creiça e barata que (dizem) fornecia o mesmo resultado. Pasmem: silicone pra cabelo. Aquele mesmo, reparador de pontas, a marca mais podrinha que tiver. Fiquei bolada quando li a respeito, mas fui com a cara e a coragem e experimentei.

primer de pobre

É bizarro passar um negócio que parece óleo no rosto, ainda mais quando sua própria pele é oleosa, mas me surpreendi. Ele espalha e fica sequinho. Mas é mínima coisa que se usa, não dá pra ensebar a cara inteira com ele. Nesse mesmo dia preparei minha maquiagem normalmente (lembro que usei make mineral) saí, voltei pra casa, dormi, e no dia seguinte, parecia que tinha acabado de me maquiar! Continuei usando durante um tempo, mas logo depois a Avon lançou o miraculoso Magix Face Perfector e eu, ÓVIO, comprei.

reboco nos poros!

A textura é bem diferente de tudo que já vi. Parece uma massinha leve, que espalha bem. Usa bem pouco pra cobrir a cara inteira. Além de tudo, tem FPS 20, o que conta pontos pra mim, que tenho preguiça de usar protetor solar no rosto. Pode-se usar ele sozinho também, sem base, só pra dar uma melhorada na textura da pele. Mas é fato que quando uso esse produto antes, a maquiagem sempre fica intacta por muito mais tempo, controlando até a oleosidade. Este é um dos primers mais em conta do mercado, acredito eu. Algumas outras marcas lançaram também (como a Contém 1g), mas este da Avon foi o que mais li coisas positivas a respeito. Vale a pena experimentar!

Outro tipo de primer que se fala muito por aí é primer para sombra. Se você gosta de maquiagem escandalosa, vibrante, e que dure a noite inteira, você PRECISA de um. Além de manter tudo no lugar, os primers para o olho deixam as sombras mais vivas, com a cor que elas realmente são. Até aqueles estojos do Paraguai funcionam melhor com eles.

Assim como no caso do primer para o rosto, antes de eu descobrir um produto específico, já tinha gambiarra pela internet. Era o tal do mixing medium caseiro (Mixing Medium original é da MAC, claro) e foi a Supervixen (do DIY for Vixens) que trouxe a novidade para a blogosfera. A mistura consiste basicamente de água mineral e glicerina. Você molha o pincel nesse líquido, tira o excesso, pega sombra e passa no olho. Faz toda a diferença! Pra quem quiser experimentar a receita está aqui.

Então, o Boticário acabou lançando sua própria versão de primer para sombras. O produto chama Potencializador de Sombras e o nome é auto-explicativo. É uma bisnaga bem pequena com um creminho que você passa na pálpebra antes de aplicar a sombra normalmente. Gostei porque é mais prático que o Mixing Medium, já que esse meio que tem que preparar na hora. É só pegar uma quantidade beeem pequena e aplicar. O preço também é amigo, pois dura muito tempo, em torno de R$15,00.

drag-activator

Uso ele até hoje. Mas tem um bem mais famoso por aí, que todo mundo diz ser O PRIMER PARA SOMBRAS, O SANTO GRAAU, enfim. O famoso (e caro) Urban Decay Primer Potion:

o pequeno milagre

Mentira, eu nem sei se é tão milagroso assim, mas que tem uma carinha de poção mágica, tem. Quem tem ama e diz que tudo fica mais bonito com ele, que a sombra dura 3 dias intacta, etc, etc. Só que fico com o pé atrás porque quão melhor que o potencializador do Boticário este pode ser? Será que vale o investimento? Acho que tá em torno de uns R$75,00. Tudo bem que o tubo deve durar uma vida, mas mesmo assim ainda não estou preparada psicologicamente.

Além desses dois tipos de primers (rosto e sombra) tem algumas outras ‘modalidades’, tipo primer pro batom, ou para os cílios.

A questão é que eles fazem a diferença no look da pessoa e até mesmo no resultado dos produtos utilizados. Fica a dica pra você que ainda não descobriu o poder desses bichinhos!

Anúncios