Sobre maquiagem mineral

por Naiara

Quando o hype da maquiagem mineral começou, eu já era aloca-da-maquiagem: sabia dos blogs de beleza mais famosinhos, já sabia que ler resenha de produtos era uma grande coisa e o desejo consumista crescia em mim a cada produto lançado. E ai, ao descobrir essa ‘modalidade’ de make que aparentemente não agredia a pele e tinha mais um montão de benefícios, principalmente pra minha pele que é um tanto quanto oleosa e com tendência á acne, TIVE que experimentar.

A maquiagem mineral basicamente é feita de substâncias extraídas do solo como bióxido de titânico, óxido de zinco, mica, óxido de ferro e afins… esses minerais tem propriedades calmantes e antiinflamatórias, por isso é uma ótima alternativa pra quem tem pele super sensível ou com acne. Além da boa cobertura, dependendo da fórmula o acabamento fica bem natural e leve. Quase nem sente que está usando.

A primeira marca que ficou conhecida por aqui foi a americana Everyday Minerals. O mais legal é que dava pra escolher 5 amostras (entre bases e blushes) pra você acertar o tom da sua pele e experimentar as diferentes formulas. Era só pagar os 5 dólares de frete. Pedi, chegou, e eu nem usei – ficou largado em algum canto porque os potinhos eram minúsculos e eu não conseguia usar.

A marca hoje: toda trabalhada na ilustração

Mas numa bela véspera de ano novo (olha a depressão), tava fazendo nada e lendo blogs again, resolvi dar mais uma chance. E aí sim fiquei impressionada com o resultado desse pózinho mágico. Me apaixonei e acabei comprando a base e o corretivo no site. Usei durante muito tempo, principalmente no verão, pois era leve, seca e eu não me sentia melecada usando. Os produtos existem até hoje e o corretivo pra mim é um must-have para as espinhas. Parece que ajuda até a cicatrizar.

Infelizmente a marca não envia mais para o Brasil porque dava muito rolo de pacote perdido. Uma pena, pois havia uma diversidade enorme de cores, acabamentos e picéis específicos para a aplicação. Hoje uso o pincel duo-fiber (lembram?) acho que fica mais natural e é mais ‘gostoso’ de passar com ele. O corretivo uso com o pincel da marca, o melhor que já experimentei. Corretivos normais, prefiro passar com o dedo anelar.

embalagens novas (a minha é daza! dazantigas)

Mas comofas pra passar essa base em pó no rosto sem virar uma sujeira? justamente por conta disso é preciso ferramentas! No começo eu gostava de usar com o pincel de base comum molhado, mas é muito demorado. Depois descobri que era só pegar um pouco com um pincel gordo e ir espalhando em movimentos circulares pelo rosto e pronto: muito rápido e prático.

Blush - Girl's day - use com precaução

Já os blushes exigem um certo cuidado, pois como a maioria dos outros produtos, é SUPER pigmentado e as chances de fazer a Sandy por aí são enormes. Tem que dar umas batidinhas no pincel pra tirar o excesso antes de aplicar e espalhar bem.

kit fofo, tô aceitando

Já experimentei sombras minerais e também são ótimas. Possuem cores lindas e que duram bastante. Mais um ponto positivo para maquaigem mineral.

A variedade de marcas nos EUA (Joppa Minerals, Aromaleigh e outras) que trabalham com isso é gigantesca. No Coastal Scents tem até os ingredientes separados pra você mesma preparar a sua base de acordo com as suas preferências.

Falei demais de marca gringa, porque foram só essas que experimentei. Um tempo depois da febre, algumas marcas brasileiras também lançaram suas versões de maquiagem mineral, mas rolam boatos que elas não são minerais de fato, pois possuem alguns ingredientes químicos na fórmula (make mineral que é make mineral é totalmente natural, rimei).

Maquiagem mineral da Contém 1g

A primeira a lançar o babado foi a Contém 1g, mas olha, achei meio caro e pouca variedade de cores. Se não me engano tinha base, corretivo e pó.

não tem muita cara de natural né?

Um tempo depois apareceu Fernando Torquatto e O Boticário com a sua linha que além das bases, incluía alguns batons e gloss no meio. Achei caro também. Sei lá, eu tava acostumada a pagar tipo 10 dólares o potão, né? E o produto era muito melhor. A questão é que não comprei então não posso opinar, no máximo experimentei a do Boticário na mão e achei a textura gostosinha até.

Daqui uns dias a Avon estará lançando a sua própria linha também. Oi, atrasada né? O hype aconteceu a 2 anos atrás mais ou menos, a não ser que eles queiram fazer algum revival muito louco, pois confesso que deixei as minhas um pouco de lado depois que comecei a usar MAC. Como sou revendedôra, talvez adquira algum produto ou outro e volto pra comentar.

foto horrível, achei no google ok

Então, se você quer experimentar essa ‘novidade’, aguarde mais alguns dias que em breve uma revistinha estará perto de você!

Eu particularmente recomendo pois é super leve e até ajuda a dar uma controlada na oleosidade… parece que é a sílica da fórmula que faz isso por você.

Na batalha contra a refinaria de óleo, vale tudo.

